UFSC divulga edital de transferências e retornos para o primeiro período letivo de 2014

04/11/2013 07:31

O Departamento de Administração Escolar (DAE) da UFSC divulgou na sexta-feira, 1º de novembro, o Edital referente à admissão por transferências e retornos para o primeiro período letivo de 2014. São 2.088 vagas para cursos presenciais e 1.142 vagas para cursos de Educação a Distância. O período de requerimento é de 4 a 14 de novembro.

Acesse o  Edital  nº 34.

Para o Curso de Graduação em Arquivologia , a Portaria nº 005/ARQ/2013  (ver Edital) estabelece normas específicas e complementares para o preenchimento das vagas.

São 29 (vinte e nove) vagas disponíveis para o semestre 2014.1, distribuídas conforme segue:

– Transferência Interna e Retorno de aluno-abandono – 9 (nove) vagas;

– Transferência Externa – 10 (dez) vagas;

– Retorno Graduado – 10 (dez) vagas.

O preenchimento das vagas disponíveis obedecerá aos seguintes critérios:

a) O candidato que se enquadrar no Inciso I – Transferência Interna deverá apresentar em seu Histórico Escolar freqüência suficiente em pelo menos 80% das disciplinas cursadas e um IAA (Índice de Aproveitamento Acumulado), ou equivalente, igual ou superior a 6,0 (seis vírgula zero).

b) O candidato que se enquadrar no Inciso II – Transferência Externa de aluno oriundo do mesmo curso deverá ter cursado ao menos um semestre no curso de origem, obtendo aprovação em, no mínimo, 50% das disciplinas cursadas e apresentar em seu Histórico Escolar um IAA (Índice de Aproveitamento Acumulado), ou equivalente, igual ou superior a 6,0 (seis vírgula zero).

c) O candidato que se enquadrar no Inciso III – Retorno de Graduado da UFSC ou de outra instituição de ensino superior deverá apresentar em seu Histórico Escolar um IAA (Índice de Aproveitamento Acumulado), ou equivalente, igual ou superior a 6,0 (seis vírgula zero).

Período para requerimento: de 04 à 14 de novembro de 2014.
Local e Horário: Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Campus Universitário – Bairro: Trindade, Secretaria do Curso de Graduação em Arquivologia, Centro de Ciências da Educação, Bloco D, Térreo, Sala 1, no horário das 7 às 17h.

Telefone para contato: (48) 37212231

PROCEDIMENTOS PARA A INSCRIÇÃO:

(OS REQUERENTES NÃO DEVERÃO RECOLHER TAXA DE INSCRIÇÃO)

As inscrições estão condicionadas à existência de vaga no Curso e no Inciso pretendido (de acordo com o Edital).
O candidato deverá apresentar no ato da inscrição:
Formulário de inscrição preenchido (a ser obtido no local de inscrição).
Documentação:
• Transferência Interna e Retorno de Abandono: Histórico Escolar emitido e visado pela UFSC, fotocópia da cédula de identidade, CPF e E-MAIL
• Transferência Externa: Histórico Escolar, Atestado de matrícula ou de seu trancamento na instituição de origem, comprovante de que o Curso é autorizado ou reconhecido, programas das disciplinas cursadas, cédula de identidade, CPF e E-MAIL
• Retorno de Graduado: Fotocópia autenticada do Diploma de Curso (Graduação), devidamente registrado ou Certidão de Colação de Grau, Histórico Escolar e quando se tratar de aluno graduado em outra IES, o mesmo deverá anexar ao pedido, além dos documentos acima citados, os programas das disciplinas cursadas, cédula de identidade, CPF e E-MAIL

Observação quanto à documentação:

– Os históricos escolares deverão estar autenticados pela IES de origem, atualizados, contendo número de horas/aula de cada disciplina cursada e as notas ou menções obtidas.
– O histórico escolar a que se refere o subitem anterior deverá conter ainda os seguintes dados, sem os quais não será possível a participação do candidato no processo seletivo:
a) Comprovante de regularidade acadêmica (matriculado ou trancado) do curso de procedência do candidato;
b) Total de carga horária EXIGIDA para a integralização do curso na IES de origem;
c) Total de carga horária OBTIDA no curso de procedência;
d) As reprovações do candidato em disciplinas, com as respectivas cargas horárias.
– Caso os dados citados nas alíneas a, b, c e d não constem do histórico escolar, poderão constar de declaração complementar, expedida pela IES de origem.

Demais informações:

– No retorno de graduado, poderá ser atendido pedido de provável formando, ficando a matrícula condicionada à apresentação de cópia do diploma registrado.
a) Verificar a documentação específica de seleção exigida pelas Coordenadorias de Cursos se for o caso (consultando os critérios de classificação no presente Edital);
b) Todo documento expedido no exterior em idioma estrangeiro deverá ser autenticado pelo consulado brasileiro do país que o expediu e traduzido por tradutor público juramentado;
c) Os documentos citados nos subitens anteriores deverão ser apresentados em cópias autenticadas. Caso o candidato apresente documentos originais junto com as cópias, as mesmas serão autenticadas no momento da inscrição e serão devolvidos os originais ao candidato, sem que isso implique no deferimento do pedido.
– O pedido de inscrição efetivado por terceiros deverá ser acompanhado de procuração particular e de cópia de documento de identidade do procurador.
– As Secretarias das Coordenadorias dos Cursos somente receberão inscrições com a documentação completa e que atendam preliminarmente as condições estabelecidas no presente Edital.
– Os interessados somente poderão requerer vaga para um único curso em um mesmosemestre.
– A Transferência Interna é concedida uma única vez.