Nós Digitais – Programa de extensão Cibercidadania – Departamento de Ciência da Informação

26/09/2022 15:32

A palavra “nós” traz em sua ambiguidade toda a alma do projeto criado pelo Departamento de Ciência da Informação da UFSC.

Seja o “nós” resultado da soma das pessoas envolvidas, ou o “nós” plural do ato de entrelaçar, amarrar, que somados ao termo “digital”, reflexo universal da era em que vivemos, movem o programa de extensão criado com o propósito de aproximar nossos dois mundos.

Um mundo estabelecido pela UFSC e outro mundo formado pelos educandos do Marista Escola Social Lúcia Mayvorne, que para quem não conhece, fica localizado no Monte Serrat, no Maciço do Morro da Cruz, vizinho à universidade.

O “Lúcia”, como é carinhosamente chamado pela comunidade, está separado da UFSC por uma linha, que mesmo imaginária precisa ser cortada, e isso começa a acontecer com o apoio do projeto “Nós Digitais”.

Dando continuidade às ações iniciadas em 2017, o grupo de trabalho aperfeiçoou estratégias,  mudou algumas atividades e criou apostas.

Hoje temos duas turmas em atividades, uma com o curso de informática básica para os educandos do 1.º e 2.º ano do ensino médio, e outra com o curso de DPO-X para os educandos do 3.º ano, aptos a enfrentar uma nova etapa de suas vidas, reflexo da inclusão digital e com a perspectiva de ingresso na universidade.

O curso de Informática Básica aborda o uso de e-mails, editores de textos e de planilhas, pesquisas acadêmicas com enfoque básico nas normas da ABNT, organização de arquivos digitais, uso da “nuvem” e mercado de trabalho.

No curso de DPO-X o educando é capacitado a função de auxiliar de DPO (Data Protection Officer), que em tradução livre quer dizer “encarregado de dados”, e tem como base desenvolver as competências jurídica, comportamental e tecnológica essenciais para o educando atuar em dada organização no auxílio da proteção dos dados pessoais dos indivíduos.