Parecer da Designer Juliane Mochnacz – Logotipo do Curso de Graduação em Arquivologia –

25/10/2011 22:33

Para realizar a tradução dos conceitos subjetivos em algo visualmente concreto e facilmente entendido, deve-se pensar em todos os elementos que compõe uma logomarca. Da combinação das cores, à escolha da fonte e à criação de um grafismo que remeta a um conceito compreendido de forma geral, cada detalhe tem um significado implícito ou literal. E a combinação de todos esses elementos exige também sensibilidade e bom gosto estético, já que o resultado esperado de tudo isso é uma logomarca atraente e de fácil associação com o que representa.
A logomarca, apresentada pela aluna Bianca Hernandez, foi a escolhida por:

– Conter as cores do curso – azul e verde;- Ser mais dinâmica ao simular um movimento circular no encaixe das pastas, mesmo em uma figura geométrica com base sólida como o triângulo;

– Apresentar o suporte (papel) mais comumente utilizado na gestão documental de forma menos literal, ao contrário das outras apresentadas, considerando que uma delas apresenta diversos suportes que, no entanto, podem confundir ao ser interpretada por uma pessoa que não compreende a diversidade de possibilidades que a arquivologia oferece enquanto área de trabalho.

Todas as propostas seguem uma forma triangular, cuja utilização foi justificada pela aluna por representar o tripé da arquivologia: Direito, História e Administração. Esta também é uma forma geométrica que transmite solidez e estabilidade, principalmente o triângulo eqüilátero. A forma do triângulo também representa a Gestão da Informação composta pelas áreas – Arquivologia, Biblioteconomia e Museologia e também remete às três idades do arquivo – Corrente, Intermediário e Permanente.

Considerando que a mesma fonte foi utilizada em todas as propostas apresentadas – pode-se analisar que a escolha de uma fonte com serifa, mais comumente utilizada em blocos de texto por tornar a leitura mais confortável e por ser mais tradicional, contrasta com o elemento gráfico dinâmico das três pastas, o que torna o conjunto geral da logomarca escolhida mais interessante e atual.

Juliane Mochnacz

-Designer-